quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Venda de fogos de artifício aumenta

 
Copa do mundo e festas juninas impulsionam a vendas desses produtos


A venda de fogos de artifício aumentam cerca de 30% durante as comemorações do mês de junho - festas caipiras e, neste ano, de Copa do Mundo. Para evitar acidentes os cuidados devem começar na compra dos produtos. O mercado oferece mais de 500 tipos diferentes de fogos de artifício. Alguns são novidade e aumentam a segurança dos clientes, como o acendedor automático de rojões, que dispensa a proximidade do rojão na hora de acende-lo.
De acordo com a Legislação vigente, para comprar esse tipo de produto, é preciso ter mais de 18 anos. A venda de balões é proibida. Quem desrespeitar a Lei fica sujeito a multas e pode também ser preso.

Fogos de artifício: Bonito para os olhos. Um perigo para as mãos.


Sociedade médica lança Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão

Entidade alerta para os perigos de acidentes com fogos de artifício



Uma em cada dez pessoas que mexe com fogos de artifício tem membros amputados, principalmente dedos. Além de provocar queimaduras, quando explodem, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez.

As lesões agudas da mão são responsáveis por 20% de todos os traumas que chegam às emergências dos hospitais no Brasil. Preocupada com esses índices, a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM) lança a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão. A primeira ação da campanha acontece em dezembro e visa alertar para os riscos dos acidentes com fogos, que podem provocar queimaduras graves e até mutilações e amputações das mãos.  O presidente da ABCM, Dr. Luiz Carlos Angelini, adverte que a imprudência e a falta de informação são os principais motivos para esta alarmante incidência.
“Muitas pessoas compram os fogos, mas elas dão pouca importância para o alto risco desses artefatos, que podem causar mutilações irreversíveis”, alerta o especialista.
O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores (10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos.
Segundo o especialista, é nas festas de fim de ano que ocorre o maior índice de acidentes com fogos de artifício, incluindo as explosões com bombas, que têm um alto poder de mutilação.  “Vemos muitas pessoas tentando orientar sobre a maneira de correta de manusear fogos de artifício. O objetivo de nossa campanha é mostrar a realidade, os perigos que esses produtos oferecem e manter as pessoas distantes dessa prática”. O médico orienta que apenas profissionais habilitados devem manipular material explosivo. “Existe uma lei que regulamenta a comercialização de fogos e proíbe que sejam vendidos para crianças”, afirma Dr. Angelini.
A campanha da ABCM promoverá ações de conscientização por todo o país. Médicos especializados em cirurgia da mão estão engajados na divulgação de mensagens de alerta sobre os riscos de acidentes causados principalmente pelo manuseio de fogos de artifícios.
Algumas pesquisas apresentadas no Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, realizado este ano, revelam que os acidentes de trabalho e as agressões são responsáveis pela maior parte dos casos de urgências de cirurgias de mão, mas durante essa época do ano, aumentam significativamente os casos de acidentes com fogos de artifício.
Para o especialista em cirurgia da mão Jefferson Braga Silva, é preciso “atenção extrema” ao lidar com fogos de artifício, principalmente no caso de crianças, que “não têm noção do perigo a que estão expostas”, comenta o vice-presidente da ABCM. O médico destaca a importância de prestar um atendimento adequado nos casos de acidentes com traumas na mão.  “O atendimento especializado e imediato reduz significativamente o incidência de seqüelas graves”, orienta.

Alguns cuidados para curtir o reveillon com segurança

  • Não segure os fogos de artifício com as mãos.
  • Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender.
  • Não tente acender fogos que falharem.
  • Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.
  • Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões.
  • Confira sempre o certificado de garantia do foguete.
  • Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como funcionam os fogos de artifício

Introdução

Se você já assistiu a um espetáculo de fogos de artifícios em parques de diversões, campeonatos de futebol ou comemorações de virada de ano, sabe que existe muita magia nisso: o espetáculo é absolutamente maravilhoso.


Clique nesta imagem para assistir a um pequeno espetáculo de fogos de artifício (1.5 MB)
Você já se perguntou como essa mágica funciona? O que é lançado no céu para criar efeitos tão fascinantes? Neste artigo, você vai aprender tudo sobre os fogos de artifícios.
Componentes básicos
Uma grande parte das pessoas já teve a oportunidade de ver a queima de fogos de artifício nas comemorações de Ano Novo seja ao vivo ou pela televisão. Talvez você já tenha prestado atenção em alguns truques pirotécnicos como as estrelinhas e os traques. A estrelinha demonstra como obter uma luz brilhante e cheia de faíscas de um fogo de artifício e o traque mostra como obter uma explosão.

Fogos de artifício existem há centenas de anos. Consistem de pólvora negra (também conhecida como pólvora) ou pólvora cintilante em um tubo de papel com um pavio para acender a pólvora. Pólvora negra, discutida rapidamente no artigo Como funcionam os motores dos foguetes, contém carvão, enxofre e nitrato de potássio. Uma composição usada em um traque pode conter alumínio no lugar de (ou além de) carvão, com o objetivo de dar mais brilho à explosão. Para saber mais a respeito de pólvora cintilante, que originalmente era usada em fotografia, clique aqui (site em inglês).
Estrelinhas são bem diferentes de traques. Uma estrelinha fica queimando por um até um minuto e produz uma faíscas muito brilhantes e parecidas com um chuveirinho. São normalmente chamadas de "estrelinhas bola de neve" por causa de uma bola com faíscas que se forma em volta da parte que fica queimando. Uma estrelinha consiste dos seguintes componentes:
  • combustível
  • oxidante
  • pólvora de ferro ou aço
  • aglutinante

O nitrato de potássio é bastante usado como oxidante. O combustível é carvão e enxofre, como na pólvora negra. O aglutinante pode ser açúcar ou amido. Misturadas com água, estas substâncias químicas formam uma pasta que pode revestir um fio (por imersão) ou ser colocada em um tubo. Assim que seca, a estrelinha está pronta. Ao acendê-la, ela queima de uma extremidade a outra (como um cigarro). Existe uma certa proporção entre o combustível, o oxidante e também as outras substâncias químicas, para que a estrelinha queime lentamente e não exploda como um traque.
Em fogos de artifício é comum a existência de pó de alumínio, ferro, aço, zinco ou magnésio, para dar origem a faíscas bem brilhantes. Os fragmentos de metal chegam a uma temperatuta alta o suficiente para ficarem incandescentes e brilhantes ou até queimarem. Vários outros elementos químicos podem ser adicionados para criar as cores. 
Fogos de artifício
Fogos de artifício são normalmente formados por uma concha que consiste de quatro partes:
  • recipiente - normalmente papel e barbante colados, no formato de um cilindro
  • bolinhas - esferas, cubos ou cilindros com composição semelhante a de uma estrelinha
  • explosivo - como no craque, fica no centro da concha
  • pavio - prolonga o tempo de queima para que a explosão ocorra na altitude correta
Localizado logo abaixo da concha está um pequeno cilindro com o explosivo de lançamento.


Estas conchas são do tamanho aproximado de uma pêra e podem ser encontradas em qualquer loja que venda fogos de artifício. A esfera é a concha e o cilindro pequeno localizado logo abaixo é o explosivo de lançamento que o lança para fora do tubo. O pavio verde acende o explosivo de lançamento, que em seguida acende o pavio da concha. Conchas usadas em espetáculos são normalmente do tamanho de um melão
A concha é lançada de um morteiro. O morteiro é um tubo de aço curto com um explosivo de lançamento feito de pólvora negra que explode dentro do tubo e lança a concha. Quando é aceso para lançar a concha, também acende seu pavio. O pavio vai queimando até chegar à altitude correta e depois que atinge o explosivo, ele explode. 



Conchas simples consistem de um tubo de papel cheio de estrelas e pólvora negra. Existem estrelas de todos os formatos e tamanhos, mas você pode imaginar uma simples estrela com os mesmos componentes de uma estrelinha, no formato de uma bola e do tamanho de uma ervilha. As estrelas são colocadas dentro de um tubo e cercadas por pólvora negra. Quando o pavio queima dentro da concha, ele acende o explosivo, fazendo com que a concha exploda. A explosão acende a parte externa das estrelas, que começam a queimar, formando cascatas de faíscas brilhantes. Uma vez que a explosão joga as estrelas para todas as direções, é formada uma enorme esfera de luz brilhante que normalmente vemos nos espetáculos de fogos de artifício.
Conchas de explosões múltiplasExistem conchas mais complexas que explodem em duas ou três partes. São chamadas de conchas de explosões múltiplas. Podem conter estrelas de diferentes cores e composições para criar luzes mais suaves ou mais brilhantes, maior ou menor quantidade de faíscas, etc. Algumas contêm explosivos para estalar no céu ou sons que explodem junto com as estrelas.
Conchas de explosões múltiplas podem consistir de uma concha com outras conchas dentro ou com múltiplas seções sem o uso de conchas extras. As partes de uma concha de explosões múltiplas são acesas por pavios diferentes. A explosão de uma seção acende a próxima. As conchas devem ser montadas para que cada seção exploda na seqüência, a fim de produzir efeitos diferentes. Os explosivos que fazem com que cada seção seja acesa separadamente são chamados de explosivos de interrupção.
O desenho que aparece no céu depende da disposição das estrelas dentro da concha. Por exemplo: se forem colocadas em formato de círculo, com espaçamento igual e junto com pólvora negra, você verá um espetáculo de pequenas explosões igualmente espaçadas em formato de círculo. Para criar um desenho no céu, é feito o traçado do desenho com as estrelas. Depois, elas são agrupadas com uma camada de explosivo de interrupção para separá-las simultaneamente dos outros componentes da concha, e explosivos são colocados dentro das estrelas para que explodam no formato da figura. Cada explosivo deve ser aceso no momento exato. 



Guia sobre fogos de artifício
Para ver como algumas conchas de explosões múltiplas aparecem no céu, veja abaixo o "Guia HowStuffWorks sobre fogos de artifício". Por ser interativo, você pode clicar em um nome e visualizar o espetáculo. Na próxima vez que você assistir a um espetáculo de fogos de artifício, saberá o nome de cada tipo de concha que aparecer.

<span style="font-weight:bold;font-size:85%;"> Your browser does not support JavaScript or it is disabled. </span>

Você pode ver como algumas das conchas mais comuns aparecem no céu, clicando nos nomes acima. Leia suas descrições abaixo:

Nome da concha

Descrição

Palmeira
Contém grandes cometas ou explosivos (no formato de um sólido cilindro) que saem, explodem e fazem uma curva para baixo, como se fossem folhas de uma palmeira.

Círculo
Explode em formato de esfera normalmente com estrelas coloridas.

Anel
Explode em formato de um simétrico anel de estrelas.

Salgueiro
Contém estrelas (composição com bastante carvão permite que queime por mais tempo) que caem no formato de galhos de um salgueiro e podem ficar visíveis até atingirem o chão.

Elipse
Explode como um círculo de conchas de cor marrom que explodem em seqüência.

Crisântemo
Explode no formato de uma esfera deixando um rastro visível com efeito parecido ao de uma flor.

Pistilo
Parecido com o crisântemo, mas com um miolo de cor diferente das estrelas externas.

Bola
Faz o som de uma batida.

Serpentina
Explode para soltar pequenos tubos de ondas incendiárias, que podem resultar em uma explosão de estrelinhas.
Fogos de artifício no Brasil
Queima de fogos
x
tradição
A maior manifestação religiosa do Brasil acontece em Belém do Pará desde 1793: a procissão do Círio de Nazaré (sempre no segundo domingo de outubro). Durante a procissão, o Sindicato dos Estivadores promove uma gigantesca queima de fogos em homenagem à Virgem de Nazaré. O sindicato faz isso todos os anos desde 1947, o que acabou se tornando uma tradição da festividade.
A queima de fogos mais famosa do Brasil acontece durante o Reveillon na orla da praia mais famosa do país: a de Copacabana. A comemoração da passagem do ano na praia passou a fazer parte do calendário do Rio de Janeiro quando, em meados da década de 70, o Hotel Le Méridien promoveu uma sensacional queima de fogos, que descia do topo do edifício em forma de cascata.
A partir dos anos 80, a hotelaria e os restaurantes da orla, resolveram aderir à iniciativa do hotel Le Méridien. Pouco tempo depois receberam o apoio da prefeitura. O Reveillon de Copacabana transformou-se então em um evento de fim de ano grandioso, recebendo mais de 2 milhões de pessoas (turistas nacionais e internacionais) que juntos celebram o novo ano e a paz.
Para as comemorações do Ano Novo de 2007, o governo municipal do Rio de Janeiro investiu cerca de R$ 5 milhões. A maior parte (R$ 1,8 milhão) foi aplicada na queima de fogos de artifício. O espetáculo utilizou cerca de 24 toneladas de fogos de artifício, disparados de seis balsas na orla de Copacabana. Para mais informações sobre fogos de artifício e assuntos relacionados, confira os links na próxima página.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

POLVORA NEGRA


A pólvora negra é composta de ingredientes granulares:
  • Enxofre (S),
  • Carvão vegetal (provê o Carbono) e
  • nitrato de potássio (Salitre - KNO3, que provê o Oxigênio)
A proporção ótima para a pólvora é:
salitre 74,64%, enxofre 11,64% e carvão vegetal 13,51%.
A proporção básica de seus elementos constituin
es é:
2 partes de Enxofre : 3 partes de Carvão mineral : 15 partes de Salitre
Um mito urbano comumente associado a pólvora negra é de que o carvão mineral (ou então grafite) sejam preferidos com relação ao vegetal, por conterem mais carbono. Isso é a mais falsa lenda. A queima de polvoras usando esses materiais vai ser, medíocre, se muito (considerando que acenda). A razão para essa lenda, talvez venha do fato da estequiometria da pólvora ser um bocado confusa.. O carbono da reação escrita lembra 'carbono puro' que é grafite ou carvão, mas não é isso na realidade: o que causa a rápida reação são os chamados "materiais voláteis" presentes no carvão que além disso deve ser pouco denso; por isso é de origem vegetal e preparado com o maior cuidado de madeiras escolhidas a dedo (a mais famosa é o carvão do salgueiro, mas outros tipos de madeira pouco densas são usados também). 

A carbonização da madeira também é uma arte em si ; o processo de carbonização, se falho, levará a polvoras bem inferiores. Esse processo é feito simplesmente usando a madeira na forma de pequenos pedaços dentro de um recipiente metálico com um pequeno furo. O recipiente é aquecido POR FORA. 

Isso faz a água evaporar da madeira e escapar na forma de vapor pelo pequeno orifício ; depois que a água vai embora, os materiais celulósicos e ligninicos da madeira começam a se modificar, e a serem parcialmente carbonizados; após certo tempo, se extingue o fogo e deixa o carvão formado esfriar lentamente e sem abrir o recipiente (caso contrario o oxigênio atmosferico reagiria com o carvão quente formado, fazendo-o ignitar).

Ainda sobre a reação da polvora negra, podemos dizer que existem várias reações que supostamente ocorrem na mistura e ao mesmo tempo. a mais simples, talvez, é :

2KNO3 + S + 3C ---> K2S + N2 + 3CO2

Mas na literatura existem várias outras, como por exemplo :

4KNO3 + S2 + 6C ---> 2K2S + 2N2 + 6CO2
16KNO3 + 6S + 13C ---> 5K2SO4 + 2K2CO3 + K2S + 8N2 + 11CO2
2KNO3 + S + 3C ---> K2S + 3 CO2 + N2 2KNO3 + S + 3C ---> K2CO3 + CO2 + CO + N2 + S 2KNO3 + S + 3C ---> K2CO3 + 1.5 CO2 + 0.5 C + S + N2
l0KNO3 + 3S + 8C ---> 2K2CO3 + 3K2SO4 + 6CO2 + 5N2

Etc.

A graduação de tamanhos dos grãos de pólvora negra vão do áspero Fg, usado em rifles de grande calibre e pequenos canhões, passando pelo FFg (médios e pequenos calibres de rifles), FFFg (pistolas) e FFFFg (pistolas curtas e garruchas de pederneira).
Apesar de a pólvora negra não ser realmente um alto explosivo, geralmente o é classificado pelas autoridades em virtude de sua fácil obtenção.

POLVORA SEM FUMO


Pólvora "sem fumo" consiste, quase que somente, de pura nitrocelulose (pólvoras de base simples), frequentemente combinada com até 50% de nitroglicerina (pólvoras de base dupla), e algumas vezes com nitroguanidina (pólvoras de base tripla) embebida em pequenas pelotas esféricas ou lâminas e cilindros extrudados usando éter como solvente. Pólvora "sem fumo" queima somente na superfície dos grãos. Grãos maiores queimam mais vagarosamente, e a taxa de queima é controlada, além disso por uma camada superficial de detenção de chama. A intenção é regular a taxa de queima de modo a que uma pressão relativamente constante seja exercida para propelir o projétil ao longo de todo o seu percurso dentro do cano da arma para se obter a maior velocidade possível. Pólvora para canhõescírculoqueima porque, enquanto o exterior se queima em sentido do interior ocorre o inverso dos furos para fora. Pólvoras de queima rápida para armas de fogo são feitas por formas extrudadas com maior área superficial como lâminas ou então por achatamento dos grãos esféricos. A secagem é realizada à vácuo. Os solventes são então recondensados e reciclados. Os grãos são também revestidos com grafite para prevenir faíscas provenientes de eletricidade estática possui os maiores grãos, cilíndricos com até o tamanho de um polegar e com sete perfurações (uma central e as outras seis formando um causarem ignições indesejadas, além de reduzir ou acabar com a tendência dos grãos em se aglutinarem, o que torna o manuseio e carregamento mais fácil. 

POLVORAS

.
Existem dois tipos de pólvora: pólvora negra e pólvora "sem fumo" (o termo não é estrito, pois deveria ser "com pouco fumo"). Quase todas as armas de fogo modernas usam pólvora "sem fumo". Enquanto a pólvora negra é classificada como explosivo, a moderna pólvora "sem fumo" meramente queima rapidamente como descrito a seguir.
A pólvora queima produzindo uma onda de deflagração subsônica ao contrário dos altos explosivos que geram uma onda de detonação supersônica. Isto reduz o pico de pressão na arma, mas também a torna menos capacitada de destruir rochas ou fortificações.

ROJÕES

















Os rojões são um tipo de fogo de artíficio que possui uma quantidade maior de pólvora, no qual o efeito sonoro da explosão se destaque em relação ao efeito luminoso. Perigosos, seja nas notórias guerras de rojões, entre torcidas rivais, seja através de disparos do alto de edifícios. Dados do Ministério da Saúde de 2001, indicam que 471 crianças perderam suas vidas devido as queimaduras e, durante as festas juninas e comemorações de final de ano, o número de atendimentos a queimados costuma dobrar. Ainda assim, no Brasil, são bastante comuns em jogos de futebol e celebrações religiosas, como as festas em homenagem a Santo Antônio, no mês de junho. esses fogos de artifício ainda são às vezes utilizados como armas.

FOGOS DE ARTIFICIOS


Os fogos de artifício, também chamados de foguetes pirotécnicos, são explosivos dotados de um paviocombustão. A combustão inicial provoca a rápida ascensão do foguete, que a certa altura explode violentamente. 
Estes fogos são usados em festas populares ou celebrações para criar um efeito ruidoso ao acontecimento, e como meio de aviso de que algum acontecimento está iniciando ou terminando. 



Conforme o elemento químico adicionado junto à mistura explosiva, podem ser obtidas diferentes cores, como podemos ver na tabela abaixo:
Elemento químico adicionado Cor dos fogos
Sódio Amarelo
Lítio Vermelho
Bário Verde
Potássio Azul ou Púrpura
Magnésio Branco ou Prata
Cobre Verde
Estrôncio Vermelho
Cálcio Amarelo
Alumínio Branco
Ferro Dourado